Blog


A Praticagem de Maceió presente no 43º Encontro Nacional de Praticagem

Posted by on 15:34 in Blog | Comentários desativados em A Praticagem de Maceió presente no 43º Encontro Nacional de Praticagem

A Praticagem de Maceió presente no 43º Encontro Nacional de Praticagem
Prestigiando o 43º Encontro Nacional de Praticagem, respectivamente Paulo Hansen, Hugo Lafaye e Raphael Guessada.

Fragata União, navio de guerra, atracado em Maceió abre visitação esse fim de semana

Posted by on 10:20 in Blog | Comentários desativados em Fragata União, navio de guerra, atracado em Maceió abre visitação esse fim de semana

Fragata União, navio de guerra, atracado em Maceió abre visitação esse fim de semana

O navio de guerra Fragata União está atracado no Porto de Maceió de 17 a 21 de outubro, e aberto a visitação pública nos dias 19 e 20, no horário de 13h30 às 15h30. O navio está de volta ao Brasil depois de oito meses de fora do país, onde participou da Força-Tarefa Marítima da missão das Nações Unidas no Líbano FTM-UNIFIL.

O 43º Encontro Nacional de Praticagem será realizado em Maceió (AL)

Posted by on 08:00 in Blog | Comentários desativados em O 43º Encontro Nacional de Praticagem será realizado em Maceió (AL)

O 43º Encontro Nacional de Praticagem será realizado em Maceió (AL)

O Conapra promove o 43º Encontro Nacional de Praticagem que é uma oportunidade para Práticos de todo o Brasil discutirem e trocarem experiências, inclusive com players relevantes para o desempenho da atividade. E esse ano o Encontro Nacional será realizado em Maceió (AL), de 30 de outubro a 1º de novembro.

Praticagem enaltece Lima Filho e a chegada do Almirante Roberto na DPC

Posted by on 14:35 in Blog | Comentários desativados em Praticagem enaltece Lima Filho e a chegada do Almirante Roberto na DPC

Praticagem enaltece Lima Filho e a chegada do Almirante Roberto na DPC

Por: Conapra

Praticagem enaltece Lima Filho e a chegada do Almirante Roberto na DPC

A Praticagem do Brasil prestigiou a cerimônia de transmissão de cargo da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, representante da Autoridade Marítima responsável por todas as normas e atividades destinadas a garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica, além da administração do Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM).

O Almirante Roberto, que ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), assumiu o posto exercido pelo então Diretor de Portos e Costas, Almirante Lima Filho, que presidirá o Tribunal Marítimo a partir de 27 de julho. A cerimônia, conduzida pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante Küster, aconteceu nesta terça-feira (17/04), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga). Teve a presença do Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira, além de diversas autoridades.

– Trabalhar para assegurar o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e, consequentemente, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar é missão da DPC. Nesse sentido, a interlocução com a Praticagem é fundamental e tem sido excelente. O Almirante Lima Filho, que no ano passado nos deu a honra de sua visita, deixa o posto com excelente nível de segurança na navegação. Não à toa, recebeu várias homenagens. Ao mesmo tempo, ficamos felizes com a escolha do Almirante Roberto – disse o diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prático Gustavo Martins.

Natural do Amazonas, o Almirante Roberto iniciou a carreira como Oficial da Marinha em 1983. Antes de ser o Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, foi Diretor de Gestão de Programas Estratégicos (DGePEM) e Diretor do Pessoal Civil da Marinha (DPCvM). Na nova diretoria, terá ainda o desafio do apoio técnico às 27 Capitanias, 15 Delegacias e 21 Agências espalhadas pelo país.

Lima Filho, que assumiu a DPC em 2015, passará a presidir o Tribunal Marítimo em julho. Foram 41 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil, tendo sido ainda Capitão dos Portos de Alagoas e do Rio de Janeiro, Comandante das Forças Marítimas na Operação Panamax 2012 (exercício militar de mais de 15 países voltado à segurança do tráfego no Canal do Panamá) e do 8º Distrito Naval.

– Durante os dois anos e oito meses em que estive no timão desta relevante Diretoria Técnica, procurei empregar meus conhecimentos e minhas capacidades no meu limite, buscando inovar e aprimorar normas e procedimentos, acompanhando de perto os constantes desafios enfrentados pelos Ciaga, Ciaba e pelas 63 Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agências. Sempre que necessário, ouvi as comunidades marítima, náutica e portuária, buscando o melhor para a segurança da navegação, para o comércio marítimo nacional e para o país, tendo sempre a legalidade e a transparência como cláusulas pétreas – afirmou Lima Filho em sua despedida, citando o Conapra entre os agradecimentos, pelo “diálogo franco e produtivo”.

Práticos recebem Certificado de Mecenato

Posted by on 17:48 in Blog | Comentários desativados em Práticos recebem Certificado de Mecenato

Práticos recebem Certificado de Mecenato

Recebemos com orgulho o certificado de mecenato, e reiteramos que é um imenso prazer para esta empresa fomentar a arte e a cultura no nosso belíssimo estado!

“Reconhecemos que a Praticagem de Maceió é mecenas da II Mostra Cultural “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, realizada nas instalações do Maceió Shopping, no período de 18 a 30 de setembro.”

 

Certificado Mecenato

Porto de Maceió cheio

Posted by on 16:04 in Blog | Comentários desativados em Porto de Maceió cheio

Porto de Maceió cheio

Algo que não se vê com bastante frequência, o nosso porto com quase todos os berços ocupados, com exceção do berço 007 que era o alvo deste navio da foto, e o berço 001, que foi ocupado nesta mesma tarde!

image1